top of page

Recomeçar é pros fortes!

A maior dúvida da maioria de nós é de como recomeçar. Geralmente faz-se um esforço sobre humano para esquecer o “caminho” anterior, o qual deu origem a frustração, tristeza e dor. Mas, veja bem, tudo aquilo pele qual passamos foi muito importante para entender como fazer daqui pra frente, pra empreitar um recomeço rumo ao objetivo.

Esquecer as agruras, medos e situações que não deram certo pode não ser a

melhor opção, neste momento. Procurar identificar o real motivo, que nos levou ao sofrimento, pode ser uma opção eficaz e trazer lucidez suficiente para que não façamos mais daquela forma e, assim, nos motivar a recomeçar com mais maturidade ante a incerteza do futuro.

Recomeçar implica em analisar os fatos, nossos atos e a forma como tudo isso promoveu o resultado que temos hoje. Os fracassos podem servir de base para evitarmos que se repitam os erros do passado. Aprender a lidar com o fracasso pode ser o ponto de partida para o sucesso. Algumas pessoas, vencedoras, o tomam como fonte de inspiração mudando sua atual realidade a partir da sua tomada de consciência, inspirando inúmeras outras com suas histórias de vitórias que são, muitas vezes, recheadas de fracasso, persistência e êxito.

Perseverança, força do pensamento e disciplina são exercícios capazes de mudar nossa fisiologia, plasmando em nosso corpo a motivação e atitude, pois se está em nossa mente logo, logo estará em nossas mãos.

É muito comum que, diante das dificuldades, tenhamos vontade de desistir ou de achar que não vai dar certo. Por isso é fundamental ter um plano de ação, desta forma pode ser analisar o que está sendo feito. Pra quem não tem o hábito do planejamento e organização tudo isso pode soar cansativo, porque além de ter que por em prática todo o plano ainda tem que fazer a análise. O uso desse recurso traz grande possibilidade de êxito ao objetivo e/ou, se necessário, identificar onde deve ser ajustado.

Recomeçar não significa que você não pode fazer de outro jeito, levando em consideração todos os aprendizados bem sucedidos e mal sucedidos. Tudo serve de lição.

Não importa se este plano vai dar certo. O que realmente importa é que já estamos criando um caminho que, possivelmente, será percorrido por muitas pessoas e, esse benefício, pode promover grandes ou vários impactos na vida de muitas pessoas. Construa um caminho e deixe seu legado.

bottom of page